01 MAI 2018
São Lourenço do Sul comemorou 134 anos de Emancipação Política com intensa programação

O domingo do último final de semana (29) foi de intensa programação alusiva ao aniversário de 134 da Emancipação Política de São Lourenço do Sul. A programação, que teve início ainda no dia 26 de abril - data em que o Município completou 134, contou com atividades esportivas, culturais e com o Happy Hour de lançamento do Mental Tchê.
Nos Ginásios do Esporte Clube São Lourenço e da Associação Atlética Banco do Brasil ocorreu o Festival de Vôlei, nas categorias feminino e masculino, que contou com times de municípios vizinhos. Na categoria masculina, o 1º lugar ficou com a equipe do Colégio Gonzaga, de Pelotas. Já a grande campeã da categoria feminina foi a equipe ADESP, também de Pelotas.
Paralelamente, a Praça Dedê Serpa foi o palco para shows e para o Festival de Skate na agora, Pista de Skate Orlando Moreira Russo. O Festival, que teve início às 14 horas contou com grande público e competidores em três categorias: mirim, iniciante e amador. Na ocasião, também foi desvelada uma placa, em homenagem ao skatista Orlando Moreira Russo, que veio a falecer em decorrência de um trágico acidente. Na placa, lê-se:
"Pista Orlando Moreira Russo - 28 de abril de 2018: Nascido em 12 de junho de 1997, filho de Maria Luiza Moreira e André Russo, o jovem "Orlandinho" (como era carinhosamente chamado por todos) sempre demonstrou intimidade com skate nos pés. Durante sua adolescência passou por alguns problemas pessoais, os quais foram superados com o seu sorriso no rosto, que sempre contagiava a todos a sua volta. O amor pelo esporte nunca deixou que se afastasse do skate, onde, por diversas vezes, juntamente com seus amigos, cobrou da Prefeitura Municipal a tão sonhada pista de skate. Que, após sua inauguração, se tornou a sua segunda casa. Sempre humilde e disposto a ajudar o próximo, incentivou e ensinou os mais jovens a prática desse esporte.  Faleceu no dia 29 de abril de 2017 em um trágico acidente de trânsito. Partindo, deixou a lição de sempre amar, sorrir e nunca desistir dos objetivos, pois os obstáculos são apenas para que passemos por cima e nos tornemos mais fortes. Como ele sempre fez."
Os vencedores do Festival de Skate foram Marcelo Silveira, na categoria Mirim; Lucas Ferreira, na categoria Iniciante; e Lucas Pires, na categoria Amador.
A programação musical teve início às 15 horas, com a Vinileira, que animou a todos os presentes com sucessos dos anos 70, 80 e 90, todos em discos de vinil, que ficam expostos no local. Após, a Banda Infantil da Escola Monsenhor Gautsch realizou uma belíssima apresentação, seguida pela dupla Fred & Fernandinho e, mais tarde, por Tiérre Cavalheiro.
Paralelamente, os pequenos puderam aproveitar a grande festa de aniversário com os brinquedos infláveis. Os amantes de História também foram contemplados com uma exposição sobre José Antônio de Oliveira Guimarães e do Solar de propriedade do mesmo. Guimarães teve papel decisivo na formação do município de São Lourenço do Sul, sendo sócio de Jacob Rheingantz, sendo co-fundador da colônia que viria a se tornar Município. Para aqueles que apreciam a história do futebol local, uma exposição de fotos antigas dos clubes lourencianos também integrou a comemoração dos 134 anos de São Lourenço do Sul.
Também integraram a celebração uma mateada, food trucks, exposição de artesãos da Economia Solidária, atividades do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e o Estande da ACI/CDL.
Confira os resultados completos dos festivais esportivos que ocorreram no dia 29 de abril de 2018 alusivos aos 134 anos de São Lourenço do Sul:
Festival de Skate: Categoria Mirim - 1º lugar Marcelo Silveira, 2º lugar Arthur Goulart e 3º lugar Anderson da Silva. Categoria Iniciante - 1º lugar Lucas Ferreira, 2º lugar Ruan Souza e 3º lugar Rodrigo Bueno. Categoria Amador - 1º lugar Lucas Pires, 2º lugar Raul Leal e 3º lugar Leonardo Bartz.
Festival de Voleibol: Categoria Feminina - 1º lugar ADESP - Pelotas, 2º lugar Clube Brilhante - Pelotas e 3º lugar AABB - São Lourenço do Sul. Categoria Masculino - 1º lugar Colégio Gonzaga - Pelotas, 2º lugar  Dez Unidos - Rio Grande e 3º lugar Vicente - Rio Grande.