07 FEV 2017
Prefeito reúne-se com diretor da Santa Casa para buscar alternativas para crise

O diretor da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul José Ney Lamas, esteve reunido com o prefeito municipal Rudinei Harter e o procurador geral do município Henrique Crespo, para falar sobre a crise financeira que a instituição se encontra atualmente, com um déficit de cerca de R$ 600 mil ao mês.

O provedor falou que a Santa Casa está em estado de insolvência, pois chegou a um ponto que não dá mais para manter a máquina como está. Uma das ações visadas foi a contratação de um profissional administrativo, com experiência em gestão hospitalar para que seja realizada uma análise e busca de soluções para os problemas enfrentados.

O Governo do Estado está com seus repasses em dia, mas não está realizando as correções necessárias, o que acaba deixando os valores defasados, levando em conta o aumento dos salários dos profissionais que prestam serviço na instituição.

Na ocasião o prefeito falou sobre o repasse que ocorrerá no dia de hoje, no valor de R$ 918.379,00, o que mostra a disposição da atual administração, de mesmo com dificuldades financeiras, permanecer com os repasses em dia.

O prefeito se colocou a disposição para auxiliar nas soluções dos problemas da Santa Casa de Misericórdia, como por exemplo, ir em busca de recursos tanto em Porto Alegre como em Brasília. Salientou ainda sobre algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, como uma melhor qualificação no atendimento na rede básica de saúde municipal, que tem como finalidade para desafogar o pronto socorro. A atual administração ainda está estudando outras medidas na qualificação das Unidades Básicas de Saúde do município, estudando a possibilidade da colocação de médicos residentes em saúde da família, através de um programa que está sendo desenvolvido juntamente com a Universidade Católica de Pelotas.