Ambulatório de feridas crônicas é inaugurado na UBS Central

           

Foi inaugurado nesta quarta-feira (17) o ambulatório de feridas crônicas, na Unidade Básica de Saúde Central. 

Os cuidados com feridas são complexos e demandam uma série de cuidados através da atuação de uma equipe multidisciplinar, com conhecimento técnico para indicar o tratamento adequado. 

Por isto, o objetivo do ambulatório é previnir e tratar as lesões de pele em usuários portadores de feridas crônicas, garantindo um atendimento qualificado e diferenciado na UBS. Entre outros objetivos específicos, destaca-se também a realização de consultas médicas e de enfermagem, estabelecendo um plano terapêutico singular com o consentimento do usuário,  agendar consultas com o médico responsável pelo ambulatório de feridas crônicas, bem como fisioterapeuta, nutricionista e se necessário psicólogo. 

A secretária de saúde Arita Bergmann cumprimentou os profissionais da equipe da Unidade Central que juntos criaram a estruturação deste projeto, o qual  é de extrema importância para a população, pois atualmente os usuários muitas vezes se deslocam para fora para fazer o atendimento e realizar o tratamento, quando aqui se tem uma equipe altamente qualificada. Arita ressaltou também que este ambulatório dará para o Posto Central a oportunidade de  instalarmos nele as especialidades, que o nosso município carece, pois embora a rede básica seja bem estruturada, com boas equipes,  deve haver uma qualificação nesta área.

Destacou ainda que o prefeito Rudinei Harter não tem poupado esforçados para que os recursos cheguem na secretaria de saúde, para que possa se devolver a população serviços de saúde de qualidade. 

O projeto tem abrangência municipal, tendo como prioridade a melhora da qualidade de vida dos usuários.