Casa da Imigração Jacob Rheingantz
Museus
Turismo Rural
Sobre o local
Construída por volta de 1860, a casa foi erguida por Jacob Rheingantz, fundador da Colônia de São Lourenço, e serviu de moradia aos primeiros 88 imigrantes que chegaram à região em 18 de janeiro de 1858. Em 1877, ano da morte de Rheingantz, a colônia já tinha um total de 52 mil hectares e mais de 6 mil moradores entre imigrantes e descendentes. Embrião da colônia de São Lourenço do Sul e centro inicial da presença pomerana e alemã na região, a colônia permaneceu privada até ser emancipada e transformada em Município.
Em 2008, para marcar os 150 anos da imigração alemã e pomerana em São Lourenço do Sul, a comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e uma grande equipe coordenada pela Fundação Simon Bolívar (FSB), trabalhava para dar forma ao projeto do Museu Casa da Imigração. Parte importante do projeto foi a criação, em abril de 2008, do Instituto Cultural Educacional Casa da Imigração (ICECI), especificadamente para responder pela gestão do futuro Museu a ser implantado na localidade de Picada Moinhos, sexto distrito municipal. Atualmente a Casa da Imigração abre as suas portas para visitação somente na Festa Comemorativa da Chegada dos Primeiros Imigrantes Alemães-Pomeranos em São Lourenço do Sul (Janeiro), na Festa do Colono (Julho) e com agendamento prévio pelo telefone (53) 9 9959-4237 com Clara. A entrada é franca.
Local: Coxilha do Barão - Harmonia, São Lourenço do Sul - RS, Brasil