29 ABR 2024
4° Concurso Municipal de Qualidade do Mel e 1ª Mostra de Meliponicultura de São Lourenço do Sul
Integrando a programação da comemoração dos 140 anos de emancipação política do município de São Lourenço do Sul, no dia 26/04/2024, foi realizado na Praça Central Dedê Serpa a partir de 9h uma solenidade com a presença do Prefeito Municipal Sr. Rudinei Härter e autoridades, a seguir a Reunião do Conselho Municipal Agropecuário, e às 14h o 4° Concurso Municipal de Qualidade do Mel de abelhas do gênero Apis e a 1ª Mostra de Meliponicultura do município. Eventos realizados no turno da tarde foram uma promoção do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR de São Lourenço do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Conselho Agropecuário Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Coordenadoria de Cultura, Universidade Federal do Rio Grande, Projeto Abelhas Sem Ferrão/FURG-SLS, Meliponário Kernbeis & Medeiros e o patrocínio do Banco Sicredi. O evento teve como objetivo a difusão das qualidades do mel produzido pelas abelhas do gênero Apis com base nas análises sensoriais, apoiar o associativismo, o progresso e o desenvolvimento da apicultura, divulgação das propriedades do mel com vistas ao aumento do seu consumo. Participaram do Concurso 13 apicultores, totalizando 26 amostras, 13 na categoria Mel Claro e 13 na categoria Mel Escuro.
Concomitante ao Julgamento das amostras houveram palestras técnicas para os produtores presentes:
-"A força da Cooperação", ministrada por Raquel Machado dos Santos do Banco Sicredi;
-"Formas Organizativas da Agricultura Familiar e Normas Gerais do PAA e PNAE (Mercados Institucionais)", com Anderson André Silveira Rotuno da Emater/RS-ASCAR;
- “Nutrição e Alimentação de Abelhas (Apis melífera)”, com Jerri Teixeira Zanusso, Professor da UFPel.
Ao final da apuração foram divulgados os resultados do Concurso do Mel e entregues os Troféus para os vencedores dos 1°, 2° e 3° lugares da Categoria Mel Claro e da Categoria Mel Escuro. Foram entregues certificados de participação para todos os participantes do Concurso. O município vai candidatar-se a sediar o Concurso Regional de Qualidade do Mel no ano de 2025.
Ao longo do dia o Projeto Abelhas Sem Ferrão da FURG e o Meliponário Kernbeis & Medeiros, atenderam agricultores familiares (urbanos e rurais), escolas e demais pessoas da comunidade interessadas em aprender sobre as Abelhas Sem Ferrão, dando orientação e mostrando diferentes espécies que foram expostas na Praça (Mandaçaia, Jataí, Mirim Negriceps, Mirim Droriana, Mirim Guaçu, Mirim Merina, Manduri). O objetivo da Mostra foi divulgar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão e a meliponicultora como forma de conservação e incremento de renda na agricultura familiar, também promover a valorização das espécies de ASF e sua importância ambiental
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024