21 JUN 2022
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
1º Festival da Tainha na Taquara proporciona Semana Gastrônomica do Peixe em São Lourenço do Sul
Ação acontece até domingo (26) em variados empreendimentos do município
O município de São Lourenço do Sul está sendo contemplado com a Semana Gastronômica do Peixe, prevista para ser encerrada no próximo domingo (26), durante o 1º Festival da Tainha na Taquara, que tem apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, além da Colônia de Pescadores Z8, Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana (AIL), e do Centro de Escritores Lourencianos (CEL).
Durante essa semana, os empreendimentos Nona Bray, Free Lanches, Tropicáli's Gastronomia, Ponto do Peixe e Restaurante Dona Enilda (Supermercado Jepsen) produzem pratos à base de peixe com o objetivo de estimular o consumo deste alimento rico em nutrientes.
O Festival será realizado no quiosque da Pousada Verde Água, a partir das 11h, com o prato principal, pães, farofa e salada verde. A programação também contará com amostras das agroindústrias locais e participação dos produtores, concurso literário “O peixe nosso de cada dia”, que terá a participação das escolas do município, para despertar nos alunos o interesse pela atividade da pesca na Lagoa dos Patos, e música com o cantor, Gilnei Ferreira.
Os ingressos do evento já estão disponíveis na cidade, no valor de R$ 25,00 e podem ser garantidos no Supermercado Jepsen, na Rua Júlio de Castilhos, 1224, ou na Loja Clip, situada na Rua Marechal Deodoro, 818.
Em casos de dúvidas e demais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) pelos telefones (53) 3251-9599 ou (53) 3251-9519.

Cardápio dos empreendimentos
Nona Bray
Moqueca de peixe-anjo;
Camarão na moranga;
Tortei de abóbora com camarão.

(De segunda a domingo)
Almoço: das 11h30 às 14h

Free Lanches
Filé de anjo à milanesa ao molho de camarão;
Filé de traíra à xadrez;
Tábua de peixes.

(De segunda a domingo)
Almoço: das 10h às14h30
Jantar: 18h às 23h30

Tropicáli's Gastronomia
Tainha grelhada e acompanhamentos.

(De terça a sexta)
Das 11h30 às 14.

(Sábado e domingo)
Das 11h30 às 15.

(Domingo)
Das 18h30 às 23h.

Ponto do Peixe
Prato Praia da Barrinha: viola; traíra; polenta; e batata (acompanha limão e molho especial da casa).

Prato feito: filé de tainha; arroz; salada; batata frita; e polenta frita.

(Sábado e domingo)
Almoço: 11h às 18h

Restaurante Dona Enilda (Jepsen)
Tainha assada;
Tainha grelhada.

(Segunda a sábado)
Almoço: das 10h às 14h

Agroindústrias participantes
Agrischeer com produtos de derivação vegetal: schmier, conservas, compotas, entre outros.

Sítio Maritá com produtos lácteos: queijos, iogurtes e doces de leite.

Sabores da Vó Maria com produtos panificados: cucas, pães, etc.

Sabor da Vida com produtos panificados: biscoitos, e bolos de frutas e integrais.

Feira Klumb com produtos panificados: bolachas, cucas e méis.

Mônica Mendonça com produtos lácteos: queijos, pães de queijo, rapaduras, doces, etc.

Alcir Iuppen com óleos vegetais de azeite de oliva.