08 OUT 2018
Saúde está sendo informatizada em rede

A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Sul está implantando a informatização em rede de todas as unidades, o que impactará profundamente em agilidade e segurança aos usuários e facilidade de gestão, tanto para a Secretaria, quanto para as equipes de atendimento.

O grande objetivo é organizar de forma sistemática a rede de serviços de saúde do município, refletindo em melhorias aos usuários. Quando a atual Administração Municipal assumiu, tudo era feito em papel e o primeiro passo foi criar planilhas, mas elas não facilitavam a gestão. Por isso, a rede possibilitará a centralização das informações, a gestão dos processos e relatórios. “É um sistema de gestão conectada em tempo real interligando toda a rede de serviços de saúde. Não basta informatizar, tem que ter sistema de gestão”, explica a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Todas as 14 unidades de saúde, a própria Secretaria, farmácia municipal, farmácia distrital, os Caps integrarão a rede, assim como os agentes de saúde que utilizam tablets. Futuramente, também conectará os contratados, como laboratórios, por exemplo. O sistema reunirá as informações de cada atendimento do usuário, seus exames, procedimentos realizados, formando um histórico do paciente que poderá ser conferido no caso dele receber atendimento de outro médico ou em outra unidade. Além disso, cada encaminhamento feito em uma unidade, como exames, procedimentos, chegará a central de regulação em tempo real, o que vai agilizar os processos e reduzir o uso de papel. Será também mais seguro ao usuário, já que tudo estará online, digitalizado. Para medicamentos, por exemplo, o médico dará a receita já com o código de barras, o que facilitará a retirada na farmácia, agilizando o atendimento e facilitando o entendimento da receita.

O trabalho iniciou com as instalações da rede de Internet nas unidades. Foram também adquiridos 48 novos computadores que estão sendo instalados, somando-se aos equipamentos já existentes. Todo este sistema em rede já está implantado na UBS Barrinha, UBS Canta Galo, UBS Central que tem média complexidade e ambulatório de especialidades, além da Farmácia Municipal e Farmácia Distrital e Central de Regulação. O trabalho é desenvolvido pela empresa GOVBR, através de aditivo a contrato que já existia. A empresa também fez o treinamento com as equipes. O sistema é armazenado de forma online (nuvem), o que possibilita manutenção e atendimento técnico sem que os profissionais da empresa precisem ir até as unidades, o que também facilitará e agilizará a solução de possíveis problemas que possam ocorrer, sem impactar no atendimento ao usuário.

A secretária Arita Bergmann destaca ainda que, além de agilizar os atendimentos aos usuários, o sistema agilizará e facilitará a gestão, possibilitando relatórios para que se conheça o perfil dos cidadãos atendidos, a realidade da saúde local e de cada unidade que integra a rede, entre tantos outros benefícios. “Teremos relatórios e informações importantes”, prevê a secretária.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024