Foi realizada na tarde de terça-feira (14) na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública referente à apresentação do relatório de gestão do 3º quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião a secretária de saúde Arita Bergmann e a sua equipe realizaram a apresentação de todos os números da secretaria, e de dados de atendimentos da rede básica de saúde. O relatório financeiro e outros dados estão disponíveis na própria secretaria e também no Conselho Municipal de Saúde, para conferencia de qualquer cidadão que tiver interesse.
A administração atual herdou uma insuficiência financeira de 1.089.488,29, apurada através dos dados encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado. Estes dados são referentes a setembro a dezembro de 2016.
Para o plano do primeiro quadrimestre de 2017, a secretária ressaltou que pretende apresentar um diagnóstico do que foi encontrado e os planos da nova administração para a secretaria de saúde, baseado nas propostas de governo do prefeito Rudinei Harter. Ainda existem questões que o município precisa reorganizar, como a questão do transportes para fora e dentro do município, o qual será discutido no dia 17 de março no Conselho Municipal de Saúde. Dentre outros pontos que estão sendo analisados, também estão a organização de uma Central de Marcação de Exames e Cirurgias eletivas, informatização da rede básica e rever a forma de contratação dos servidores do ESF, Samu, e PL do Criança Feliz, a qual está em analise na câmara de vereadores.
A secretaria ainda explanou sobre alguns feitos, como o médico autorizador diretamente na Secretaria, a municipalização dos laboratórios e a possível criação de um no Hospital da Reserva, a compra de remédios de Remume (cujo estoque estava praticamente zerado), entre outros.
Arita finalizou a apresentação parabenizando o antigo secretário municipal de saúde, Arilson, pelos bons indicadores conquistados até então, e salientou que a nova administração pretende avançar, pois essa é a esperança da população lourenciana, que elegeu o atual governo. Agradeceu também os vereadores que estiveram presentes, demonstrando interesse pela saúde pública.