Secretarias - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
Rua Pio Ferreira, 694 - Centro
Horário de Atendimento:
Dê Segunda-feira à Sexta-Feira, das 08:00 às 14:00 horas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) é o órgão responsável pela manutenção da infraestrutura viária da área rural, como estradas, pontes e bueiros. São Lourenço do Sul tem aproximadamente 2,7 mil quilômetros de estradas municipais, 350 pontes e 800 bueiros. Mais de 20 mil pessoas residem na zona rural do município. Através da SMDR, é possível acessar o Programa Estadual de Financiamento de Sementes de Milho Troca-Troca.

A SMDR tem por competência promover a articulação com órgãos federais, estaduais e municipais, com vistas à obtenção de recursos para projetos e ações de melhoria das condições de vida das populações do meio rural, com especial direcionamento para o desenvolvimento da agricultura familiar e a integração agroindustrial apropriada, além de implantar programas que visam à diversificação das atividades e o incremento e a geração de renda na agroindústria, produção ecológica e piscicultura, assim como o incentivo a criação de pequenos animais.

Também é competência da SMDR, analisar os tipos de produtos produzidos e comercializados pela indústria e comércio locais, fomentando a criação de uma linha produtiva que impeça a evasão de riquezas e buscar recursos dos orçamentos estaduais e federais, assim como em instituições de crédito, públicas ou privados, para investimentos na área de produção do município.

A SMDR realiza a manutenção dos serviços de iluminação pública no interior do município, zela pela infraestrutura viária da área rural, como estradas, pontes e bueiros, por onde ocorre o escoamento da produção primária e contribui para execução da política agrícola e prioridades estabelecidas pelo Conselho de Desenvolvimento Agropecuário (Capec) como a melhoria da infraestrutura de produção das propriedades rurais.

Setores vinculados:

- Setor Administrativo

Fone: (53)3251-9508 e 3251-6141

- Departamento do Sistema de Inspeção Municipal – SIM

- Setor de Oficina Mecânica

RS 265, Vila Boqueirão, S/N, a 5km do trevo de acesso.