25/04/2017 às 10:52:00
Desassoreamento do Arroio foi pauta de reunião nesta segunda-feira

A pedido do presidente da Câmara de Vereadores, Dari Pagel, por uma solicitação da Associação dos Moradores do Arroio, foi realizada na segunda-feira (24) uma reunião para tratar sobre o desassoreamento do arroio. Estiveram presentes o prefeito Rudinei Harter, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Sergio Hax, Secretário Especial de Gabinete José Valdoir Ribeiro, membros da associação dos Moradores do Arroio e os vereadores Adrean Peglow, Abel Bueno e Paulinho Pereira.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Sergio Hax, explicou o primeiro passo que foi feito sobre plano de desassoreamento, que foi a analise dos sedimentos coletados para comprovação de ausência de risco da contaminação, a qual foi realizada pela Embrapa, e após este, será determinado o local que poderá ser depositado a areia retirada.

Foi esclarecido no encontro também sobre as formas de financiamento do BADESUL, o qual anteriormente havia sido falado na Câmara de Vereadores que seria possível apenas um, porém a administração exemplificou que ocorre através da capacidade de endividamento do município e retorno do ICMS. A vinda de recursos de prevenção e laudos estão sendo encaminhados.

Quanto as etapas após o desassoreamento, foi comentado sobre a construção de uma comporta na Ponte do Passo dos Baios, para controlar a vazão e após as chuvas a água retornar a lagoa.

Foi ressaltado também que o projeto de desassoreamento contribui e não soluciona todo o problema, ações de longo prazo ainda estão sendo estudadas.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar