01 JUN 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Etapa Municipal da IV CONAPIR – Conferência Nacional da Promoção de Igualdade Racial aconteceu em São Lourenço do Sul

Na última terça-feira (30), ocorreu no Salão 3 de Maio em São Lourenço do Sul, a etapa municipal da IV CONAPIR – Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, cujo o tema foi: “O Brasil na década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Coordenadoria de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Grupo Mene – Movimento de Mulheres Negras, Associação de Capoeira Filhos da Roda e APNS – Agente da Pastoral dos Negros e contou com a presença do prefeito municipal Rudinei Harter, do vereador Rodrigo Seefeldt, representando a Câmara de Vereadores, da sra. Ana Centeno, uma das precursoras do Movimento Negro no município, além de representantes dos povos tradicionais, dos movimentos sociais, estudantes, secretários municipais, servidores públicos e a sociedade em geral.

A atividade começou às 8h, com o credenciamento dos participantes, após a abertura oficial feita com a presença das autoridades, foi feita a leitura do regimento da conferência, onde houve a discussão e aprovação do documento com a plenária presente.

Logo após, iniciaram-se as palestras, com os senhores Luis Mendes, mestre em educação, sindicalista e ativista do Movimento Social Negro do RS, e o Prof. Dr. Fábio Gonçalves, advogado, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, que discorreram sobre os quatro eixos propostos e sobre a realidade das políticas públicas de igualdade racial na atualidade. A programação também incluiu atividades culturais e artísticas do povo negro, e a apresentação do rapper lourenciano Nego Will.

Ao fim do dia, após a discussão dos quatros eixos, foi realizada a leitura das propostas aprovadas e a apresentação dos delegados que estarão representando o município na etapa estadual da IV CONAPIR – Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial.