Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo principal

Ir para conteúdo

São Lourenço do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Youtube
Facebook
Twitter
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
25
25 AGO 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Fogo Simbólico da Pátria chega a São Lourenço do Sul

Na quinta-feira (24) aconteceu a 8ª Corrida do Fogo Simbólico, promovida pela liga da Defesa Nacional e a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Participaram da corrida: atletas, alunos, grupos de motociclistas, ciclistas, corpo de bombeiros e brigada militar. 

Conduzida pela comitiva da Liga da Defesa Nacional, composta por Dr. Fernando Palmeiro, comandante da comitiva, acompanhado do Capitão R/1 do Exército Oscar de Oliveira Ramos Neto e o soldado Willian Guedes da força área brasileira, a solenidade referente à corrida do Fogo Simbólico em nosso Município ocorreu nas dependências da Brigada Militar, onde ficará até o dia 1/09, quando será conduzido até o altar da Pátria, na Praça Dedê Serpa, dando início as comemorações da Independência do Brasil.

 O prefeito Rudinei Härter ressaltou que embora o fogo seja simbólico, “esta ação se relaciona com a cultura do civismo, é uma questão de cidadania, que mostra o nosso compromisso, uma tentativa de formar cidadãos melhores, para que tenhamos no nosso futuro uma nação melhor”.

O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas gaúchos buscava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro, depois de muitas pesquisas escolheram o fogo, onde levaram a idéia até a liga de defesa nacional, a qual acolheu com muito entusiasmo, pois acompanha o homem desde os primórdios de sua evolução e nos jogos olímpicos representa união das raças.

Em 1938 foi realizada a primeira corrida do Fogo Simbólico da Pátria, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Desde então percorre as mais variadas distâncias e lugares.

Essa tradição com caráter patriótico, inicialmente restrita ao Rio Grande do Sul, extrapolou fronteiras atravessando muitas cidades brasileiras.

Desta vez, o Fogo Simbólico chegou a São Lourenço do Sul, porém já passou pelos municípios de Capivari, Palmares, Bacupari, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória, Chuí, Pinheiro Machado, Jaguarão, Piratini, Pedro Osório, Capão do Leão e Canguçu. Na sexta-feira (25) seguirá seu caminho passando por Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Camaquã, Eldorado, Guaíba, Canoas, Tapes e Barra do Ribeiro.

A corrida do Fogo Simbólico também representa o saber e o conhecimento, pois durante as comemorações da Semana da Pátria, instiga-se o exercício da cidadania e o sentido da brasilidade, além de desenvolver a co-responsabilidade sócio-ambiental e o civismo.

- Registros completos no nosso facebook. /prefsls

 

Enfeite Rodape
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Cadastre-se e receba informações
Newsletter
Endereço Localização:
Rua Coronel Alfredo Born, nº 202 - Centro - São Lourenço do Sul - RS
CEP: 96170-000
Horário Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 14:00h
Telefone Telefone para contato:
(53) 3251-9500
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia