19 SET 2017
Convênio para trazer draga a São Lourenço do Sul é assinado na Casa Civil

O prefeito Rudinei Härter, vice-prefeito Tonho Lessa, secretário adjunto de gabinete Renan Hartwig, secretário de Administração Edimar Ferreira, e os representantes da associação de moradores do arroio, Jose Valnei Cardoso (Xira) e Adair da Rosa, estiveram na Casa Civil em Porto Alegre junto do secretário-chefe da Casa Civil Fábio Branco, diretor superintendente do Porto de Rio Grande Janir Branco, o secretário adjunto de obras, Sandro Boka, entre outras autoridades.

O motivo do encontro foi a assinatura do convênio do empréstimo de uma draga para o Município de São Lourenço do Sul, o termo considera a necessidade do Município ter a dragagem dos seus arroios em dia para evitar transbordamentos e alagamento de sua população que vive as margens destes córregos, que a prefeitura se dispõe a zelar pelo equipamento enquanto este termo estiver em vigência, dando manutenção preventiva a draga de esteira, e considerando também que a cedência da draga em tela proporcionará ao Município uma melhora significativa na qualidade de vida da população em que ali vive.

A SUPRG irá realizar à execução da dragagem e desassoreamento do Rio São Lourenço em sua parte superior, em áreas determinadas pela batimetria realizada no município, nos termos da licença de operação emitida pela secretária de planejamento e meio ambiente local.

O diretor superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco ressalta que com vistas a fazer a dragagem do canal, é retirado em torno de 60 mil metros cúbicos de sedimentos, para poder fazer com que o escoamento das águas seja dado de forma mais adequada, principalmente para proteger a comunidade. “Sei que é o anseio da comunidade São Lourenço de muitos anos e governo do Estado fruto do esforço de varias secretarias com apoio dos equipamentos, apoio das pessoas, servidores, conseguimos concluir esse termo de cooperação e combinou na assinatura hoje da Casa Civil”, Branco salienta ainda que é com orgulho e satisfação fazer com que esse desejo anseio da comunidade seja atendido no mais rápido espaço de tempo.