25 SET 2017
GABINETE
ENCONTRO ESTADUAL DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR EM SAÚDE MENTAL ACONTECE NESTA SEMANA

O município de São Lourenço do Sul está promovendo o “Encontro Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Saúde Mental – Samu Mental”. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul. Já está confirmado a presença do SAMU de Brasília.

O objetivo do encontro é propor iniciativas de capacitação aos profissionais da Rede de assistência pré-hospitalar à saúde mental, SAMU MENTAL, do Estado; identificar às dificuldades nos atendimentos a urgência e emergência a pessoas portadoras de transtornos mentais decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas; e propor a criação de protocolo de atendimento a urgência e emergência a pessoas em fase aguda do transtorno mental, seja ele decorrente ou não do uso de crack, álcool e outras drogas.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul através da Secretaria de Saúde, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), o evento apresentará discussões técnicas e conta com a presença dos gestores e Trabalhadores dos Serviços de Saúde Mental e bases dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As inscrições estão disponiveis no link: https://goo.gl/KU2JzJ

Confira a programação:

28 de Setembro de 2017

17 horas-Credenciamento

17h30- Abertura Oficial

18h- Mesa: Atendimento Pré  hospitalar em Saúde Mental

Coordenação Estadual de Saúde Mental

Coordenação Estadual de Urgência e Emergências

Coordenação da Mesa: Coordenação de Saúde Mental de São Lourenço do Sul

29 de Setembro de 2017

08 h Credenciamento

8h30 Experiências em Atendimento Pré hospitalar no Distrito Federal

Coordenação da Mesa: Diego Espíndola (Presidente COSEMS/RS e Secretário de Saúde de Piratini)

Equipe NUSAM: Andrea Chaves, Gustavo de Oliveira e Nildenice Farias

12h Almoço

13h-15h Mesa de Experiências: Regulação em Saúde Mental e Redes de apoio nas Regionais: Mapeamentos de Redes

Coordenação: Ana Costa (Secretária Municipal de Saúde de Pelotas)

Centrais de Regulação e Equipe NUSAM do Distrito federal

15h-17h- Grupo de Trabalho

- Política Pública de Saúde Mental;

-Comunicação terapêutica  em Momentos de crise;

-Estigmização: Saúde Mental e Polícia.

18h Encerramento