11 OUT 2017
São Lourenço do Sul ganhará um Campus da FURG

Na tarde de terça-feira (10) aconteceu um momento histórico para São Lourenço do Sul, a solenidade de assinatura da escritura pública  de doação do Campus da FURG e também do termo de cessão de uso do Horto Municipal. O evento ocorreu no atual Campus da FURG, localizado na Av. Mal. Floriano Peixoto, 2236. Atualmente a doação de áreas por meio da comunidade não é algo comum, portanto um feito como este merece destaque e reconhecimento, pois inspira a população a acreditar em um futuro melhor.

Participaram da mesa: a Reitora Cleusa Maria Sobral Dias, Prefeito Rudinei Härter, Vice-presidente da Câmara de Vereadores Jonatã Härter , Pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Tavares Filho, Pró-reitor de Infraestrutura Marcos Amarante, Diretor do Campus de São Lourenço do Sul Eduardo Saldanha Vogelmann e Sr. Conrado Ernani Bento Neto.

A doação realizada pelo Sr. Conrado abrange duas áreas demarcadas, sendo uma de 120.000,00m² equivalente a 12,0000ha (fração "c") para a instalação do Campus e uma de 24.312,70m² equivalente a 2,431270ha (fração "d") para a rua de acesso.

O Prefeito Rudinei Härter ressaltou em sua fala as convicções que leva consigo, onde sempre acreditou que um dia estaria a frente da administração, com o principal propósito de ser útil a sociedade, acreditando em um desenvolvimento e melhora na qualidade de vida das pessoas, pois o investimento em educação garante um futuro melhor. Sendo assim, salientou o seu reconhecimento e gratidão ao Dr. Conrado, e espera que: “São Lourenço do Sul se torne uma cidade universitária, evoluindo rapidamente, trazendo a todos uma outra forma de vida”

O doador do imóvel, Conrado Ernani Bento Neto, destacou que: “quando se abre uma escola, fecham-se presídios, a educação transforma a realidade que temos”. E ainda salientou que sua intenção é de ajudar a administração a retribuir tudo que São Lourenço do Sul tem nos dado, para poder ver a FURG se expandir no Município, em um ambiente próspero com cursos que valorizam o ambiente universitário.

E por fim, a Reitora Cleusa Maria Sobral Dias, explanou que este é um momento que marca mais uma etapa para a FURG. Dias falou que “a comunidade de São Lourenço do Sul pensa longe, abraça a comunidade onde está inserida, e de alguma forma também vai trazendo estudantes que vem de fora, de outras cidades e estados, e o município deixa então de ser o mesmo, pois agrega-se diferentes ideias, culturas e pensamentos que mudam a sua realidade”.