Em busca de avanços no atendimento à população lourenciana, o Secretário Especial de Gabinete, Gilmar Majada, e o Coordenador da Defesa Civil, Marcelo Soares, estiveram na terça-feira (05) no Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre, onde foram recebidos pelo Diretor-Geral da instituição, Paulo da Cruz Barragan.
Durante a reunião, foi discutida a necessidade de ampliar a capacidade de emissão de carteiras de identidade no posto do IGP de São Lourenço do Sul, que atualmente conta com apenas uma estação de trabalho. O Diretor informou que novas estações estão previstas em processo licitatório e, após atender os municípios que ainda estão off-line, o município deverá ser contemplado com uma segunda estação, o que permitirá maior agilidade e alcance nos atendimentos.
📍 Também ficou definido que São Lourenço do Sul será incluído na agenda da Operação Verão 2026, ampliando temporariamente a emissão de documentos, e será ainda projeto piloto do sistema Identidade Fácil RS, uma plataforma que vai facilitar o processo de solicitação da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI).
Atualmente, a população lourenciana já pode utilizar o aplicativo para iniciar o processo e reunir a documentação necessária, mas precisa se deslocar a municípios como Camaquã, Pelotas ou Rio Grande para concluir o atendimento presencial.
🌐 A iniciativa representa um passo importante rumo à modernização do atendimento e mais dignidade no acesso a direitos básicos para nossa população.