13 FEV 2023
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Saiba como descartar de forma correta as folhas secas, restos de jardinagem e podas
🌱Você sabe descartar de forma correta as folhas secas, restos de jardinagem e podas?

👉🏼O descarte incorreto de folhas secas capina tem sido freqüente em São Lourenço do Sul.
É proibido depositar, lançar ou atirar em quaisquer áreas públicas ou terrenos, edificado ou não, de propriedade pública ou privada, resíduos de qualquer natureza. 🫵A responsabilidade pela remoção, coleta e transporte do entulho para locais previamente autorizados pelo poder público Municipal, é do proprietário ou possuidor do imóvel, público ou privado, edificado ou não, como prevê as Leis Municipais 003/1991 e 4.054/2022.
❌Veja o que não pode ser feito:
• Deixar os dejetos em sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;
• Não podem ser depositados em esquinas ou em terrenos baldios.
• Os containers, também não recebem esse tipo de material.
✅O que fazer, então?
• Reaproveite este material em seu jardim, é um ótimo adubo.
• Se a quantidade for grande, contratando o serviço de empresas particulares. Há várias empresas que prestam esse serviço.

✔️Outra opção é levar os resíduos para o Ecoponto Municipal, localizado a Rua Willy Augusto Emilio Helling (entre a cooperativa de reciclagem e o CRAS da Nova Esperança – Rua Pedro Ulisses Duarte).                   Horário de atendimento: Segunda a sexta das 10h as 16: 30h e sábado das 09h as 16h30minh.

💚Atendimento a pessoas carentes:
Para famílias com renda de até dois salários mínimos, deve ser feito a solicitação junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que emitirá um laudo social para a prestação do serviço pela Secretaria de Obras e Urbanismo;
Adote esses procedimentos – e, fundamental, oriente os turistas e seu jardineiro sobre o modo correto de descartar desses materiais.

🌼Vamos juntos por uma São Lourenço mais limpa!