15 DEZ 2022
DESENVOLVIMENTO RURAL
Programa Municipal de Desenvolvimento da Piscicultura realiza a entrega de Alevinos
CAMPANHA ENTREGA DE ALEVINOS

Anualmente, o Escritório Municipal da EMATER/RS -ASCAR de São Lourenço do Sul (SEAPDR, Administração do Município / Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural), realiza uma campanha de fornecimento de alevinos para os agricultores do município. A campanha visa organizar os agricultores e fornecedor, de formas que estes possam adquirir os alevinos de qualidade e com preços acessíveis. A articulação é feita com o CAPEC/Associações de Agricultores do Interior do Município, onde os Presidentes das referidas organizam os pedidos, pagamento e entrega paras seus associados. A EMATER remete o pedido para o fornecedor, organiza e participa do roteiro de entrega dos alevinos, além de orientar sobre técnicas de manejo dos peixes, da água e dos tanques/açudes onde os alevinos serão criados.
A campanha está inserida dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento da Piscicultura onde temos os Piscicultores Profissionais e aqueles que produzem para autoconsumo.
Neste ano o roteiro de entrega constou de 12 pontos de entrega no interior e também na cidade. Foram entregues cerca de 7.000 alevinos para 70 famílias.
O objetivo da campanha é a produção de alimentos para consumo familiar e eventual venda de excedentes, dando conta do conceito de soberania e segurança alimentar (quantidade, qualidade e disponibilidade de alimentos), e estimamos que serão produzidos cerca de 10.000 kg de carne de peixe de excelente qualidade alimentar.