13 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO RURAL
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Instituto Crescer Legal apresenta Programa de Aprendizagem Profissional Rural em São Lourenço do Sul
AVALIAR
PROCESSANDO ÁUDIO

Na tarde da última terça-feira (12) o prefeito, Rudinei Härter, esteve participando da apresentação da primeira turma de jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal. Os vinte e dois jovens frequentam o curso em turno inverso, utilizando a estrutura da EMEF Martinho Lutero, em Santa Augusta - 2º Distrito. O evento de apresentação contou com a presença do diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, além da presença dos secretários de Administração e Gabinete, Elizete Köhler e Cristian Iepsen, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Leomar Rediss Júnior, e do presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul, Jonatã Härter.

As atividades de 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal já iniciaram, mas entre abril e maio os jovens aprendizes participantes terão encontros com a diretoria do Instituto e com os parceiros que tornam possível as atividades. O momento está sendo promovido nos sete municípios gaúchos que sediam o curso de gestão rural e empreendedorismo.

Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo.

Como funciona?

Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes.

Reconhecimento

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 e já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Em dezembro de 2020, foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. E em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes.
Fonte: Instituto Crescer Legal
Enquetes Vinculadas
Início: 28/03/2022 às 10:19
Encerramento: 29/04/2022 às 12:40
Qual setor da Prefeitura você acredita que necessite de melhorias?
O período de preenchimento desta enquete esta expirado!
Administração - atendimento do Setor de Pessoal
Cemitério Municipal
8%
Coordenadoria de Cultura