08 JUL 2021
COLUNA AMBIENTAL
Coluna Ambiental: Figueiras
A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA), promove, à partir de hoje, a "Coluna Ambiental", um especial semanal sobre o Meio Ambiente e espécies da fauna e flora lourenciana. Estreando a "Coluna Ambiental", a pauta são as belíssimas e encantadoras Figueiras.

As figueiras são pertencentes ao gênero Ficus, com mais de 70 espécies nativas do Brasil, sendo mais de 40 delas nativas do bioma Mata Atlântica. Além disso, este mesmo bioma abriga em torno de 10 espécies de figueiras endêmicas (ou seja, que ocorrem estritamente naquele local). Das espécies mais comuns encontradas em nossa cidade, podemos citar a figueira-branca (Ficus organensis), figueirão (Ficus luschnathiana). De acordo com a lei, as árvores nativas do gênero Ficus são imunes ao corte (o que inclui também a poda). Em caso de haver necessidade, de supressão, transplante ou poda, é preciso autorização do órgão ambiental competente.

Por que proteger e preservar as figueiras?

As figueiras produzem frutos carnosos que servem de alimento para espécies nativas (aves e outros animais silvestres), além de ser suporte para diversas epífitas, como as orquídeas, tendo forte importância ecológica. Além disso, estas árvores podem ser utilizadas na recuperação de áreas degradadas, participando do processo de sucessão ecológica. E por último mas não menos importante, são árvores importantes em diversos aspectos culturais.
E aí, bora ajudar a preservar estas belíssimas árvores?