07 AGO 2020
Município passa da marca de mil testagens para Covid-19

São Lourenço do Sul passou nesta semana da marca de mil testes para Covid-19 aplicados na população. Isso só foi possível graças a compra de testes pela Prefeitura, além do quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. São Lourenço do Sul está entre os municípios da Zona Sul com maior índice de testagem populacional.

Meses atrás, a Prefeitura adquiriu um quantitativo de testes que possibilitou a ampliação da testagem de casos suspeitos. Antes, com testes recebidos da União e do Estado, apenas casos graves, profissionais da saúde e grupos de risco eram testados. Com a aquisição, a testagem está sendo realizada em todas as pessoas que procuram as Unidades Básicas de Saúde com sintomas e seus contactantes permanentes, como colegas de trabalho e familiares, sempre respeitando o período necessário para a testagem com eficiência de resultados.

Agora, o Município adquiriu mais 300 testes RT PCR e realizou registro de preço de mais 2 mil testes rápidos, metade já adquiridos e outra metade para aquisição assim que necessário. Estas aquisições possibilitam a testagem preventiva dos profissionais da saúde, assistência social, além da testagem realizada nos lares de longa permanência de idosos e é claro, da população quando procura as UBSs. Tudo isso, permite um maior conhecimento da realidade local do vírus e controle da transmissão.

Saiba mais sobre os protocolos de atendimento e testagem clicando aqui

Fonte: DECOM