30 JUL 2020
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Plataforma da web será mais uma ferramenta para as atividades escolares

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que motivou a paralisação das atividades presenciais nas escolas, os professores estão se reinventando para manter os alunos com atividades a distância, contando para isso com a contribuição das famílias e uma grande ajuda da tecnologia. E uma nova plataforma que está sendo disponibilizada pelo Município dará uma importante contribuição neste novo processo educacional.

Atualmente, as atividades estão atingindo 100% dos alunos, a maioria pela Internet, através de WhatsApp e Facebook, por exemplo. Aos alunos que não acessam a Internet, as escolas estão disponibilizando material impresso que eles retiram na própria escola ou mesmo em casas comerciais em algumas localidades do interior. Esta nova forma de desenvolver as atividades tem exigido uma transformação dos professores e do processo de aprendizagem, contando com a importante ajuda dos familiares dos alunos, mais do que nunca envolvidos no desenvolvimento educacional dos estudantes.

Para reforçar e facilitar este trabalho, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto está implantado uma plataforma via Internet com acesso a professores, equipes diretivas, estudantes e seus pais reunindo todo o conteúdo para o desenvolvimento do estudo a distância. O sistema Educar Web está em fase de implantação para professores e em seguida será disponibilizado para uso de toda a rede escolar municipal, alunos e familiares. Esta plataforma já estava sendo usada na gestão e agora passará a ser utilizada também no processo educacional.

O Educar Web possibilita: controle e gestão das atividades realizadas na rede de ensino; estatísticas referentes a evolução das escolas e seus comparativos; integração entre a Secretaria da Educação e as escolas; o controle e extração de informações referentes as atividades diárias exercidas na escola; acompanhamento da evolução do estudante através de informações estatísticas; maior integração entre escola professores, pais e estudantes.

Fonte: DECOM