19 JUN 2020
Entenda quais os tipos de exames para detectar o coronavírus

Dois tipos de exames são utilizados para detectar o coronavírus em um paciente, tanto para identificação da doença (Covid-19), quando a presença de anticorpos, ou seja, que a pessoa já teve contato com o vírus, mas não tem mais a doença, já está recuperada. Seja qual for o caso, com identificação positiva ou negativa, o resultado é contabilizado.

Teste RT PCR – Este teste deve ser coletado entre três e sete dias de sintomas (febre, dor de garganta, cefaleia, mal estar, tosse...). Este exame é realizado através de coleta de material da garganta e nariz, que é enviado a um laboratório de referência e leva alguns dias para apresentação do resultado. Enquanto este exame é avaliado a pessoa fica em isolamento e é acompanhada por uma UBS.

Teste Rápido IgM-IgG – Este exame pode ser realizado a partir do terceiro dia de sintomas ou sem sintomas através de coleta de sangue e o resultado fica pronto  entre 15 e 30 minutos. Resultado REAGENTE para IgM significa que pessoa está com doença ativa, deverá cumprir isolamento domiciliar e será acompanhado e avaliado pela UBS. Resultado  REAGENTE IgG significa que pessoa teve contato com o vírus e já está recuperada,  não cumpre isolamento domiciliar, pois seu contato com o vírus pode ter sido há dias, semanas ou meses.

Em São Lourenço do Sul os dois tipos de exames podem ser feitos na rede pública e também em laboratório privado. O médico identifica no paciente um conjunto de sintomas e encaminha o tipo de exame a ser realizado.

Salienta-se que no caso do teste rápido, a pessoa não entra na relação “Em Análise” do boletim diário, pois o resultado sai em poucos minutos e apenas o negativo ou positivo é divulgado, mesmo quando o paciente já está recuperado, quando o exame identifica IgG.

Fonte: DECOM