05 MAR 2020
GABINETE
Combate aos efeitos da estiagem é discutido com o governador do estado

O prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Valdoir Ribeiro, que também é coordenador municipal da Defesa Civil, participaram de reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, na tarde da quarta-feira (05), tratando de ações para amenizar os efeitos da estiagem. O encontro proposto pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) reuniu prefeitos da região e secretários de Estado.

Os prefeitos pediram ao Governo ajuda com horas máquina, caixas d’águas para que as famílias desabastecidas possam fazer o armazenamento, abertura de açudes e bebedouros na zona rural, assim como poços, ações do troca-troca de sementes entre outras medidas emergenciais. A região Sul do estado já tem 15 municípios em emergência, alguns já com a situação reconhecida pelo Estado e União. São Lourenço do Sul foi o primeiro município com a situação homologada, no entanto, nem Estado, nem União, providenciaram ajuda até o momento para amenizar os efeitos da falta de chuvas. Os prefeitos também lembraram que as reivindicações feitas por eles em outubro ao Estado ainda não foram atendidas.

Os prefeitos cobraram do Governo também a agilidade no trâmite dos processos de reconhecimento das situações de emergência. O governador Eduardo Leite comprometeu-se em se reunir com os secretários de Estado nesta semana para tratar das solicitações dos prefeitos e definir ações de ajuda. “Vamos fazer todo o possível para ajudar os municípios”, disse o governador.

Em São Lourenço do Sul, além das perdas nas lavouras, há 40 famílias recebendo água no interior com caminhão pipa através da Prefeitura com o auxílio da Corsan. A situação da barragem também é preocupante, pois seu nível está bem abaixo do normal. Por isso, a Prefeitura instalou uma bomba que leva água do arroio para a parte superior da barragem, evitando assim o racionamento. Mas é importante que a população economize água, faça o reaproveitamento e não lave carros e calçadas, por exemplo.

Dragagem do arroio São Lourenço

O prefeito Rudinei Härter aproveitou o encontro para cobrar do governador Eduardo Leite a retomada da dragagem do arroio São Lourenço. Os equipamentos estão em São Lourenço do Sul e o município aguarda a assinatura de um convênio. Em setembro, o Estado apresentou proposta para que o Município pagasse os salários dos funcionários da draga e dias depois, o prefeito formalizou a resposta positiva à proposta, devido a importância da continuidade da dragagem que já apresenta resultados positivos, evitando cheias mesmo em períodos de chuvas acima da média. Desde então, o Município aguarda que o Estado faça o convênio e retome a dragagem.

Fonte: DECOM