16 DEZ 2019
Prefeito participa da III Abertura Oficial da Colheita do Tabaco

O prefeito Rudinei Härter participou na sexta-feira (13), da III Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. O ato reuniu autoridades, representantes de instituições e agricultores na propriedade de Jeferson Stertz, produtor de burley de Linha Paleta, de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra do Estado. O evento, que marca o início da colheita, foi promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), reunindo mais de 300 pessoas.

Na solenidade, as autoridades reforçaram especialmente a importância social e econômica do tabaco para os municípios produtores e para as famílias agricultoras. O prefeito Rudinei Härter falou em nome da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), da qual é vice-presidente no Rio Grande do Sul pelo segundo mandato seguido.

Estavam presentes também no evento o presidente do SindiTabaco Iro Schünke, o presidente da Afubra Benício Albano Werner, o diretor de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul Ivan Bonetti, o senador Luiz Carlos Heinz, os deputados federais Heitor Schuch e Marcelo Moraes e os deputados estaduais Adolfo Brito e Kelly Moraes.

A importância do tabaco

Atualmente são cerca de 150 mil famílias dedicadas à produção do tabaco nos três estados do Sul, presente em 557 municípios, envolvendo 600 mil pessoas no meio rural. O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e o maior exportador de tabaco.

São Lourenço do Sul tem a segunda maior produção entre os municípios produtores nos três estados do Sul. O tabaco é a cultura de maior geração de renda ao Município. Atualmente, 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Lourenço do Sul é da agricultura e neste universo, cerca de 60% é gerado pelo Tabaco.

Fonte: DECOM