02 AGO 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
Estudantes recebem orientações sobre trabalho infantil

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação iniciou na quinta-feira (1º), uma série de palestras nas escolas para orientar estudantes e educadores sobre o trabalho infantil. Esta é a primeira ação externa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), recentemente implantado no Município pela Secretaria.

As primeiras palestras foram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Di Tolla. Pela manhã, o diálogo foi com as crianças de 3º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos e à tarde com as crianças de 1º, 2º, 3º, 6º e 7º anos. A equipe do Peti é formada pela assistente social Stephanie Figueiredo Rojahn e as oficineiras Carina Jeck Contreira e Tayla Penning. Elas falaram aos estudantes sobre as diferenças entre trabalho infantil e uma ajuda à família, uma orientação para prevenção e ainda sobre os riscos. “Trabalho infantil é tudo o que um adulto deveria fazer e uma criança ou adolescente faz. É o que impede de estar estudando e ter seu lazer”, explicou a assistente social. Foram apresentados vídeos educativos e as crianças também puderam fazer questionamentos sobre suas dúvidas. Elas também receberam um passatempo para se divertirem em casa, com a família e aprenderem mais sobre o tema.

A equipe do Peti manterá a partir da implantação do programa em São Lourenço do Sul, uma rotina de ações de conscientização. Neste primeiro momento, todas as escolas de ensino fundamental estaduais e municipais de São Lourenço do Sul serão visitadas.

O que é o Peti

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é o conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2007 e 2013, no Brasil, 115 crianças morreram trabalhando e 14 mil ficaram feridas.

Próximas palestras

05/08 - Escola Municipal Luis Antônio de Abreu Moraes;

07/08 - Escola Municipal Machado de Assis;

14/08 - Escola Municipal Armando das Neves;

16/08 - Escola Estadual Monsenhor Gautsch.