30 JUL 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO
Trinta e sete novas casas estão sendo construídas em comunidades quilombolas

Comunidades tradicionais quilombolas do interior de São Lourenço do Sul receberão 37 novas residências que darão aos moradores mais conforto e qualidade de vida. Estão sendo construídas seis casas no Quilombo Torrão e dez no Quilombo do Monjolo, ambos na localidade de Cantagalo, outras quatro em Santa Tereza e 17 na Coxilha Negra.

Na manhã da terça-feira (30), o prefeito Rudinei Härter visitou os quilombos Torrão e Monjolo, acompanhando o início do trabalho de escavações para construção de fossas e sumidouros. “Já realizamos a terraplanagem e a agora a abertura para fossas e sumidouros. Estamos contentes de perceber que estas casas vão trazer aos moradores maior qualidade de vida, merecida por quem já está há anos morando aqui”, disse o prefeito, ressaltando a qualidade das construções, além do acompanhamento que as famílias recebem da Prefeitura, através das secretaria de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Social e Habitação. A visita foi acompanhada também pelos secretários de Desenvolvimento Rural, Bruno Leitzke e de Desenvolvimento Social e Habitação, Valdoir Ribeiro, além da assistente social Rejane Nunes Pereira e equipe da Emater.

A construção das casas está adiantada, motivando expectativa dos futuros moradores que já são proprietários das terras onde são construídas. “Eu estou muito feliz, isso é uma coisa muito boa. O cantinho da gente é a melhor coisa que se pode ter na vida”, disse Solange Marilene Prestes ao prefeito, diante da casa em construção no Quilombo Monjolo. Atualmente ela mora na casa de uma irmã e aguarda com ansiedade pela sua casa própria. Também no Monjolo, Loeci Ribeiro de Quevedo acompanha satisfeita a obra de sua nova casa. “Estou muito feliz, que coisa boa. E com a vinda do prefeito aqui, resolvemos muitas questões”, comemorou ela, grata pela visita.

No Quilombo Torrão, o prefeito e os secretários conversam com os beneficiados pelas novas casas. O secretário Valdoir Ribeiro destacou o esforço para fazer ajustes necessários no trabalho que é realizado pela Prefeitura, para que tudo seja feito da forma como os moradores necessitam. “Buscamos fazer um trabalho integrado com a comunidade”, explicou ele, que ainda fez um agradecimento pelo empenho do Conselho Municipal de Habitação para que tudo fosse desenvolvido. E a vice-presidente da Associação de Moradores, Carmem Rodrigues Quevedo, agradeceu por ela e pela comunidade: “Estamos muito felizes. Não vejo a hora da minha casa estar pronta”.

A construção das 37 casas tem recursos federais do Programa Nacional de Habitação Rural, através do empreendimento Morando Bem no Quilombo, com contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal e a Associação dos Agricultores Familiares da Região Sul do Rio Grande do Sul (ASSAF).  A Prefeitura realizou o trabalho social com as famílias beneficiadas, acompanhamento técnico e em 2018 criou uma nova lei para que o Município realizasse os serviços de terraplanagem e escavações para fossas e sumidouros, contribuindo assim para que as famílias tenham novas residências.