Começa nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A campanha segue até o dia 31 de maio. O Dia D da vacinação será no sábado (04 de maio), quando os postos de saúde estarão abertos.
Nos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, caso de São Lourenço do Sul, a vacinação ocorre desde o início para todos os grupos prioritários. No restante do país, começa para crianças e gestantes e depois para os demais grupos. Como em São Lourenço do Sul a vacinação está liberada a todos estes grupos, as pessoas inclusas neles já podem ir a uma das unidades de saúde para fazer a imunização.
Duas das três cepas do vírus Influenza que fazem parte da vacina foram alteradas para esta temporada, com base em estudos dos tipos mais frequentes que circulam no continente. Por isso é importante que os grupos prioritários façam a vacina todos os anos. Ela protege contra três vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
Grupos para vacinação em 2019
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*
*Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.