16 JAN 2019
Saúde define ações de combate ao Aedes aegypti

Na quarta-feira (15), a equipe técnica da Secretaria da Saúde realizou uma reunião para definir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, após larvas serem encontradas em uma armadilha no bairro Navegantes. A reunião contou com participação da secretária Jaqueline Bergmann, agentes de endemias da Vigilância Ambiental e os técnicos da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.

As larvas do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya foram encontradas em uma das centenas de armadilhas que são rotineiramente fiscalizadas com o objetivo de monitorar a possível proliferação antes mesmo da larva se transformar em mosquito. Com a larva encontrada, é feita a delimitação de foco com visitação do agentes a todos os imóveis em um raio de 300m ao seu redor. Este trabalho já iniciou no dia 09 de janeiro, logo após a confirmação do Laboratório Regional de Pelotas (LACEM) de que a larva é de Aedes aegypti.

Para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito é fundamental impedir sua proliferação e a forma mais eficaz é eliminar a água parada onde a larva se desenvolve. Por isso é preciso que a população faça a sua parte.

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furá-los, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que, toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito colocar ovos.