São Lourenço do Sul recebe nesta sexta-feira (21) representantes de instituições de 28 municípios que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã. A reunião acontece no auditório do Sindicato Rural.
Inicialmente, o presidente do Comitê, Renato Zenker, destacou o trabalho da instituição que tem reconhecimento estadual por sua atuação. Sua fala foi encerrando o ciclo de sua gestão. Ele também ressaltou o plano de gerenciamento da bacia do Rio Camaquã e um projeto de proteção da biodiversidade, além de um projeto para melhoria da qualidade da água que começará por Camaquã com projeção de implantação nos 28 municípios, posteriormente.
O prefeito Rudinei Härter participou da abertura do encontro elogiando o trabalho do Comitê e destacando a importância de sua atuação. Ele também falou da preocupação com a possibilidade de mineração no Rio Camaquã. “Precisamos do desenvolvimento racional da nossa bacia do Rio Camaquã”. Härter também falou de diálogos com a Azonasul, entidade que preside e Embrapa, sobre uma pretensão de repovoamento da Lagoa dos Patos com sua fauna nativa.
O encontro seguiu com posse de entidades integrantes do Comitê e também eleição da nova diretoria para os próximos dois anos.