06/12/2018 às 12:24:00
Museu municipal oferece viagem no tempo e na história

São peças antigas, raras e algumas curiosas que contam um pouco da história de São Lourenço do Sul, do Estado e do país, além de mostrar a evolução ao longo dos anos. O acervo do Museu Municipal está à disposição dos visitantes diariamente, convidando para uma viagem no tempo.

O prédio do museu já é uma relíquia arquitetônica. Concluído no início do século XX, foi onde viveu o engenheiro alemão Carlos Otton Knuppeln que fez o primeiro projeto arquitetônico da cidade de São Lourenço do Sul. Entre muitos documentos, fotos e objetos, o sobrado guarda, por exemplo, um grande busto do Barão de Rio Branco que ficava na praça que tinha seu nome. Ele foi retirado do local e levado para o Museu quando a praça recebeu o nome de Dedê Serpa, para homenagear um ilustre lourenciano.

A história médica do município também está exposta no casarão, através de muitos antigos utensílios doados pela família do Dr. João Batista Brauner, que eram utilizados nos mais diversos procedimentos. Há também objetos de odontologia e uma antiga cadeira de dentista feita em madeira apenas com uma escora para a cabeça do paciente.

Objetos de comunicação, como telefones, rádios, máquinas de escrever, materiais de antigos escritórios, móveis de época também compõem o acervo, assim como relíquias de famílias. Entre louças, uma xícara chama a atenção por seu formato para que os homens do século passado não molhassem seus bigodes. Alguns objetos mostram como era feito o antigo trabalho na zona rural e, por exemplo, o preparo de carnes moídas e linguiças, assim como materiais de antigas casas comerciais, como balanças. “As pessoas do interior se identificam bastante com estes utensílios quando nos visitam”, comenta a guia do Museu, Patrícia Altenburg.

Todo o acervo do Museu Municipal pode ser conferido pelo visitante gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio, com funcionamento inclusive no verão para receber lourencianos e turistas. O Museu fica na rua XV de Novembro, 302, junto à Casa de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Professora Elida Frömming Schild. O telefone de contato é 3251-9538.