20 NOV 2018
Cinco médicos cubanos deixarão São Lourenço do Sul

A decisão do governo de Cuba de romper com o programa Mais Médicos faz com que São Lourenço do Sul perca cinco médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Nova Esperança, Coqueiro, Boqueirão, Lomba e Navegantes.

Na manhã desta terça-feira (20), estes profissionais receberam e-mail da coordenação do programa em Cuba, solicitando que já parassem de trabalhar, sem que a gestão municipal pudesse de planejar para substituição, o que demanda tempo de previsão legal orçamentária. Para evitar que os pacientes fiquem sem atendimento e os agendamentos nas Unidades não fossem cumpridos, a secretária de Saúde de São Lourenço do Sul, Arita Bergmann, acertou com a Coordenadoria Regional do Mais Médicos a permanência dos profissionais no trabalho por mais alguns dias, mediante pagamento de auxílio moradia e auxílio alimentação, o que não poderia seguir sendo pago caso eles parassem de trabalhar. O acerto foi possível, pois ainda não há definição pelo governo de Cuba sobre datas para as viagens dos médicos que estão em São Lourenço do Sul, o que pode ocorrer a qualquer momento.

Também nesta terça-feira o Ministério da Saúde publicou edital para a contratação de médicos que ocuparão as vagas. Conforme o edital, as vagas são para médicos brasileiros que podem se inscrever a partir de quinta-feira para São Lourenço do Sul, assim como para as demais vagas no Brasil. Na próxima semana, o Ministério da Saúde publicará novo edital para médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. A previsão do Ministério é que até 07 de dezembro os municípios já tenham médicos nas vagas deixadas pelos cubanos.

A Secretaria Municipal de Saúde fará reuniões na tarde desta terça-feira para definição de como a demanda aumentada será atendida no Pronto Socorro da Santa Casa e nas demais Unidades Básicas de Saúde. Salienta que algumas das Unidades têm outros médicos e não ficarão sem atendimento e para outras os pacientes serão encaminhados a Unidades mais próximas. A orientação é para que a população procure em caso de urgência na atenção básica uma Unidade de Saúde mais próxima e para urgência e emergência o Pronto Socorro da Santa Casa.