11 OUT 2018
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Desenvolvimento do turismo é tema de encontro regional

São Lourenço do Sul sediou na quarta-feira (10) um encontro regional para a apresentação de um levantamento que gerou o Relatório de Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do Estado. Prefeitos, secretários e lideranças de várias instituições de 16 municípios estiveram reunidos no Hotel das Figueiras.

O Sebrae realizou uma radiografia da região, através de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos. O foco da pesquisa foi em analisar a qualidade dos atrativos, os serviços e a infraestrutura relacionados ao turismo, as iniciativas empreendedoras da região, bem como o potencial que pode ser explorado, entre outras peculiaridades. Além disso, identificar o perfil do visitante da região, as potencialidades de cada município, o que há e o que pode ser feito.

Na abertura do encontro, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, falou sobre a importância destes dados. “Tenho certeza que o trabalho de hoje será fundamental para o desenvolvimento das potencialidades do nosso turismo. A partir daqui, podemos aplicar o que está sendo apresentado”, disse. Já o gerente regional Sul do Sebrae, Ciro Vives, lembrou que o objetivo foi, além de reunir informações, envolver todas as organizações que possam apresentar projetos.

A apresentação dos dados foi feita pelo coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos, Marcelo Jacques Fonseca. Algumas das conclusões da pesquisa foram: Existe a necessidade de inovar e melhorar os produtos turísticos; É necessário melhorar a comunicação e divulgação da oferta; A região é conhecida como Costa Doce, mas é preciso melhorar a compreensão e percepção junto ao mercado; As águas são um grande potencial, e a prática de esportes náuticos deveria ser melhor explorada também como negócio, hoje é voltada para lazer.

O trabalho foi desenvolvido em Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Jaguarão, São José do Norte, Tavares, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Piratini, Pinheiro Machado e Rio Grande. No caso de São Lourenço do Sul, a pesquisa foi realizada no início deste ano, época mais forte do turismo local no verão.