28 SET 2018
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Aberta a Conferência Municipal do Idoso

Foi aberta no início da tarde de quinta-feira (27), a 1ª Conferência Municipal do Idoso, que segue nesta sexta-feira (28), com programação dentro da 40ª Expofeira. O tema da conferência é “Desafios de Envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa”.

O primeiro dia da conferência contou com a participação de autoridades, idosos do município, integrantes do Grupo Conviver, para debates que objetivam propiciar a reflexão e a discussão sobre os desafios de envelhecer, debatendo ações de promoção e defesa dos idosos e as competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais e dos demais atores que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, entre outros aspectos.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aloisio Gularte destacou a importância do momento para valorização do idoso que contribui com a família e com a sociedade. Ao falar sobre o Conselho, ressaltou que entre os quase 500 municípios gaúchos, apenas 77 tem Conselhos do Idoso, um deles, São Lourenço do Sul. “É algo a comemorar”.

O prefeito Rudinei Härter também falou aos presentes. “É pelo compromisso, pelo respeito com o idoso que estamos realizando essa 1ª Conferência. Já temos muito feito em São Lourenço pela melhoria de vida de quem está na terceira idade, mas ainda temos mais por fazer”, ressaltou o prefeito que falou sobre projeto de criação de um centro de convivência para receber idosos que tem limitações físicas e não conseguem participar das ações realizadas pelo Grupo Conviver.

A Conferência é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e o Conselho Municipal do Idoso, com participação do Grupo Conviver. Na abertura, a mesa de autoridades contou também com a participação do vereador Rodrigo Seefeldt, representando a Câmara de Vereadores, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Valdoir Ribeiro, o delegado da Polícia Civil Edson Ramalho e a promotora de Justiça Gabriela Monteiro. Antes do início dos debates, houve também apresentação do grupo Raízes, formado por integrantes do Conviver.

A programação da Conferência do Idoso continua nesta sexta-feira (28), a partir das 13h, com apresentação do programa Lazer na Terceira Idade, discussões, apresentação de eixos temáticos, eleição de delegados para a Conferência Estadual, palestra e caminhada do idoso pela Expofeira.