16 JUL 2018
Quase R$4 milhões foram repassados a Saúde de São Lourenço do Sul

Durante reunião realizada na última sexta-feira (13), no gabinete do Prefeito Rudinei Härter, foi realizado repasse de quase de R$4 milhões para os hospitais do Município de São Lourenço do Sul. Verba no valor de R$340 mil reais será repassada para a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, que enfrenta crise em suas finanças e já recebe da Administração Municipal mais de R$100 mil mensalmente. O Centro de Saúde São João da Reserva, localizado no interior do Município, receberá o repasse de R$3.166,000,00 milhões de reais através da empresa John Deere e Banco Bradesco, que firmaram parceria com o Hospital. A verba foi repassada pelo Conselho Municipal do Idoso e integrará o programa "Reabilitando a Vida". Na ocasião também foi assinada a renovação do convênio com o Centro de Saúde.

Os usuários do SUS também receberam atenção especial, já que durante a reunião foi assinado convênio que aumentou o número de exames laboratoriais disponibilizados - de 5.000 para 8.000 mensais. Durante a manhã, foi realizada a entrega de 48 microcomputadores e 2 impressoras para o Programa Informatiza, que visa informatizar totalmente a Rede de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda falando em Saúde, nesta semana o Prefeito Rudinei Härter visitou Brasília, participando das tratativas para a construção do Hospital Escola 100% SUS em Pelotas.

Estavam presentes na reunião os vereadores Adrean Peglow (PSDB), Dari Pagel (Progressistas) e Jonatã Härter (PDT); juntamente com os Secretários Municipais Arita Bergmann (Saúde), Daiana Vitola (Fazenda), Edimar Ferreira Luís (Administração), Renan Hartwig (Adjunto Especial de Gabinete) e Valdoir Ribeiro (Desenvolvimento Social e Habitação). Presentes também estavam o Presidente Provedor da Santa Casa, Herbert Buss, o Presidente da ACI, Sérgio Holz, o representante da ACI na Santa Casa, Selomar Blödorn, representando o Centro de Saúde São João da Reserva, Emanuel Bolico, o Presidente do Conselho de Saúde, Valnei Brose e representantes do Conselho Municipal do Idoso e Comissão da Santa Casa.

Em fala, o Presidente da ACI/CDL, Sérgio Holz, agradeceu a todos que apoiaram as tratativas da ACI/CDL e da Santa Casa para que fosse realizado o repasse dos R$340 mil reais. Representando o Centro de Saúde São João da Reserva, Emanuel Bolico ressaltou a proximidade entre a Administração Municipal e a gestão do CSR, através da articulação e edição de serviços disponibilizados pelo Centro. Por fim, o Prefeito Municipal Rudinei Härter reforçou o compromisso que tem não só com os administradores da Saúde no Município mas também com o bem-estar da população lourenciana.