14/06/2018 às 08:51:00
Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção e combate ao aedes aegypti

Considerando que foi encontrado um foco de Aedes aegypti em visita de rotina a uma armadilha localizada no bairro Navegantes, foi realizada uma reunião imediatamente após a confirmação pelo laboratório regional (LACEN), no dia 12 de junho de 2018, no Gabinete da Secretária de Saúde, onde participaram a Secretária de Saúde, supervisão da Atenção Básica e da Vigilância Ambiental para planejar estratégias de ação para a Delimitação de Foco, que conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde do bairro Navegantes.  Delimitação de Foco são visitas realizadas em 100% dos imóveis incluídos em um raio de 300 metros à partir do foco. Esta ação teve início na manhã desta quarta-feira (13). Durante a reunião foram entregues aos Agentes de Combate a Endemias, material de trabalho (bolsas e bonés), que facilitarão  melhor identificação dos agentes durante suas visitas. Outro assunto abordado foi o início dos trabalhos de LIRA (Levantamento de Índice Rápido),que está acontecendo durante essa semana, de 11 a 15 de junho. São visitas realizadas em imóveis através de sorteio de quarteirões feito por um programa do Ministério da Saúde, intensificando as abordagens de prevenção ao Aedes em ações conjuntas entre 3ª CRS e Agentes de Combate a Endemias por toda zona urbana. Por determinação do Ministério da Saúde devem ser realizados 4 ciclos de LIRA por ano.