06 JUN 2018
OBRAS E URBANISMO
Mudança do Pátio da Secretaria de Obras e Urbanismo é uma necessidade

O Pátio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo irá mudar de endereço. Atualmente localizado na Rua Álvares Cabral, o Pátio se encontra em uma área muito próxima ao Arroio São Lourenço. Essa proximidade com o manancial, responsável pelo abastecimento de água da cidade é um risco. Desde 2005 o Pátio da SMOU vêm sendo objeto de demanda junto à Promotoria de Justiça (Procuradoria dos Prefeitos), sendo alvo de diversas notificações do órgão fiscalizador ambiental. Essas notificações custaram aos cofres públicos, até agora,  a cobrança judicial de mais de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) em multas anteriores ao exercício de 2017. A Administração atual está trabalhando para resolução definitiva dos problemas que envolvem a atual localização do Pátio da Secretaria de Obras e Urbanismo, já que a situação se estende há cerca de 13 anos.

O Ginásio Municipal Nedilande Vargas Corrêa –  fechado desde o dia 2 de agosto de 2011 – possui uma grande área no seu entorno, área esta que pertence ao Município e está, no momento, ociosa. Nesta área do entorno do Ginásio, e não dentro dele, será construído o novo Pátio da SMOU. A área do Ginásio e do Pátio serão totalmente separadas e independentes, não utilizando nenhuma estrutura do Ginásio para qualquer fim relacionado ao novo Pátio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.

O novo Pátio da SMOU contará com uma área mais ampla para que o maquinário e veículos pertencentes ao Município possam ser devidamente conservados. Também serão construídos novo Posto de Combustíveis e Rampa de Lavagem, tudo em conformidade com as Leis Ambientais. A cobertura existente receberá piso, sendo ela a nova oficina da SMOU, e não o Ginásio Municipal.

O Ginásio Municipal Nedilande Vargas Corrêa continuará aguardando a complementação de obras necessárias para a sua reabertura, o que já acontece desde 2011, pois a estrutura do Ginásio sofreu reformas em 2012 que não foram suficientes para resolver seus problemas estruturais e torná-lo apto a utilização pelo público.  Atualmente o Ginásio vem sendo usado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto provisoriamente como almoxarifado, utilizando uma área ociosa e impedida de funcionar há cerca de sete anos para um fim que não danifica a sua estrutura, diminuindo assim gastos com aluguéis por parte do Município. Trabalhamos para que, em breve, o Ginásio inaugurado em 1979 volte a receber as diversas atividades esportivas que marcaram sua história e até mesmo grandes festas e shows, como já ocorreu no passado.