13 MAR 2018
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Seminário de Abertura dos Trabalhos de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de São Lourenço do Sul ocorreu na última sexta-feira

Ocorreu na última sexta-feira (9) no Auditório da Escola Municipal Marina Vargas o "Seminário de Abertura dos Trabalhos de Revisão do Plano Diretor". Debatendo os prós e contras da expansão da cidade de São Lourenço do Sul, os palestrantes foram unânimes ao afirmar que o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Município necessita de revisão.

O primeiro palestrante, Rodrigo Souza Costa, é Vice-presidente de Integração da Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul) e expôs a realidade dos orizicultores com relação à Legislação Ambiental atual.

Eduardo Comdorelli foi o segundo palestrante do Seminário. Comdorelli é Presidente da Câmara Técnica de Águas Superficiais do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e realizou longa explanação sobre as obrigações e direitos segundo o Código Florestal. Em sua palestra foram abordados temas como: Padrões de Áreas segundo o Novo Código Florestal, Reserva Legal, Áreas de Uso Restrito, Áreas de Preservação Permanente, Áreas Rurais Consolidadadas e considerações sobre o atual Plano Diretor de São Lourenço do Sul.

Encerrando a noite, Maurício Couto Polidori, Diretor da FAUrb/UFPEL, apresentou palestra entitulada: "Planejamento Urbano, Processo, cidade contemporânea e temas emergentes". Dentre os vários temas levantados por Polidori, podemos destacar: o ambiente natural, Direitos Urbanos, densidades e diversidades populacionais, traçado urbano e mobilidade, uso e parcelamento do solo e o ambiente cultural.

Após as palestras foi realizada sessão de perguntas entre os presentes e os palestrantes. Na ocasião também foi assinado o Termo de Nomeação da equipe de trabalho responsável pela revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de São Lourenço do Sul. Continuamos ressaltando a importância da participação de toda a comunidade neste processo, para que o mesmo seja consolidado através da definição de arranjos, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do Município.