29/01/2018 às 11:24:00
Curso de capacitação em Vigilância Entomológica e Controle Vetorial do Aedes iniciou nesta sexta-feira (26)

Nesta sexta-feira (26) iniciou a primeira etapa do curso de capacitação em Vigilância Entomológica e Controle Vetorial do Aedes no SIMUSSUL, com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
 Durante a abertura a Secretária de Saúde, Arita Bergmann, destacou que esta será a primeira etapa de trabalho de uma sequência de capacitações que irão totalizar 40 horas. Arita também salientou que “este momento talvez seja o ápice da demonstração de que nos em São Lourenço do Sul estamos quebrando o paradigma que ainda existe, de que o Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate a Endemias, são profissionais que atuam de forma isolada. A nova Política Nacional de Atenção Básica é clara.”
 A capacitação aborda temas como: ética, ações educativas no combate ao Aedes, Atenção Básica (atribuições dos ACS e ACES, noções sobre Dengue, Zika e Chikungunya), sinais e sintomas, vigilância ambiental (noções sobre vetores, ações de campo, criadouros, preenchimento de formulários, integração entre os profissionais), preenchimento de fichas de cadastro individual e família do E-SUS, treinamento e prática do sistema de informatização do E-SUS, entre outros.
Esteve presente também o delegado de saúde da 3ª Coordenadoria Regional, Gabriel Andina, que afirmou que tem certeza que em São Lourenço do Sul será ainda mais qualificado o atendimento da Rede Básica após este projeto, e que cuidar das pessoas é uma tarefa que compreende vários fatores através do nosso dia de trabalho, e a intenção é que possamos através dessa capacitação fazer ainda melhor esta tarefa.
A segunda etapa ocorre na segunda-feira, dia 29, onde haverá também uma atividade de campo. reunindo os ACS e ACE da área urbana.
A Atenção Básica e a Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação dos problemas de saúde e planejamento de intervenções conjuntas como o caso do AEDES.