19 JAN 2018
GABINETE
Representantes da Zona Sul realizam audiência na Casa Civil para tratar da Santa Casa de São Lourenço do Sul

Nesta quinta-feira (18) foi realizada uma audiência com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, onde recebeu o Prefeito Rudinei Härter, o Prefeito em Exercício Tonho Lessa, a Secretária de Saúde Arita Bergmann, Prefeita de Turuçu Selmira Fehrenbach, a Prefeita de Cristal Fábia Richter, o Presidente da ACI Selomar Blodorn e o consultor da Santa Casa Edemar Costa.

No primeiro momento da reunião o Prefeito Tonho Lessa explanou sobre as dificuldades enfrentadas na Santa Casa de Misericórdia, e das mudanças em relação a nova gestão hospitalar. Posteriormente, os demais presentes manifestaram a sua posição sobre a importância do hospital como referência para a micro-região, com destaque nas áreas de urgência a emergência, a maternidade e a saúde mental.  Também foi mencionado um déficit de em torno de R$ 511 mil mês cujo recurso é necessário para reestruturação desta importante instituição.

A principal pauta tratada com Branco foi referente a orçamentação (Resolução CIB nº 122/13), uma vez que na Santa Casa o recurso é de apenas R$ 114 mil, quando o valor deveria ser superior ao déficit, ou seja, de R$ 625 mil. Assim, o consultor Edemar fez a explicação técnica do processo na época de 2014, onde mostrou todos os documentos que respaldam a possibilidade de reabrir uma negociação , dizendo que não é justo a Santa Casa receber este valor, que é inferior a muitos hospitais. A comitiva fez o pedido de  revisão do valor orçamentado que hoje é transferido a instituição. Ainda foi solicitado informações sobre o pagamento dos incentivos, uma vez que o Estado está com dívidas de outubro e novembro, cerca de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais), recurso que está sendo aguardado para realizar o pagamento da folha dos funcionários do mês de dezembro e também o pagamento dos médicos.

O Secretário Fabio Branco comprometeu-se em conversar com o Secretário de Estado João Gabardo, para analisar a possibilidade de rever o valor transferido para a Santa Casa, dizendo que em seguida dará retorno à Gestão Municipal.