19 DEZ 2016
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeitura protocola projeto visando a liberação provisória do Camping Municipal para a alta temporada

A Prefeitura tem trabalhado para reverter à interdição do Camping Municipal, devido à ausência de licença ambiental. Integrando estes esforços, a Prefeitura protocolou junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o projeto visando à liberação provisória do Camping Municipal durante a temporada de veraneio 2016/2017. O município atendeu todas as solicitações da Fepam, apresentadas durante a reunião realizada no início do mês com o prefeito Daniel Raupp.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Mateus Lucas Ferreira Silveira, o município também já protocolou o projeto para obtenção da licença permanente. Considerando a importância da abertura do camping para o incremento na receita do município e como um dos principais atrativos turísticos da cidade, a Prefeitura busca a liberação provisória para a alta temporada 2016/2017 como uma alternativa durante o período de obras de adequação necessárias para atender as exigências da Fepam.

Entenda o caso

Nos últimos anos, a Prefeitura investiu R$ 227.633.66 (duzentos e vinte e sete mil seiscentos e trinta e três reais e sessenta e seis centavos) em melhorias no Camping Municipal, como, aquisição de material para as novas instalações elétricas, reforma dos banheiros e no telhado do Galpão Crioulo, aquisição de uma guarita nova, troca de postes, projeto do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios, aquisição de material para instalação de PPCI e renovação do PPCI do Galpão Crioulo. Em outubro, o município obteve o alvará permanente do Galpão Crioulo com a instalação do alarme de incêndio. Todas estas obras proporcionam mais segurança, conforto e tranqüilidade aos visitantes.

O Camping abriga ainda o Galpão Crioulo, patrimônio turístico do município e palco de eventos tradicionais no calendário do município, como o Reponte da Canção, Pérola Em Canto e Mental Tchê.

Após uma denúncia, o Ministério Público Federal acionou a Fepam que interditou o Camping Municipal devido à inexistência de licenciamento ambiental. O município tem trabalhado para buscar alternativas visando reverter à interdição para a abertura do camping nesta temporada de veraneio de forma provisória, enquanto o espaço aguarda as obras de infraestrutura necessárias para obtenção da licença.