08 DEZ 2016
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeito Daniel Raupp busca reverter interdição do Camping Municipal por falta de licença ambiental

O prefeito Daniel Raupp esteve em Porto Alegre na tarde de quarta-feira (07) participando de uma reunião na Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) com o objetivo de definir uma alternativa para a reabertura do Camping Municipal, que encontra-se interditado por não possuir licença ambiental. No encontro com a chefe de gabinete da Sema, Lilian Zenker, e o chefe da divisão de infraestrutura da Fepam, Gustavo Barscelli, foram discutidas possibilidades de soluções provisórias para o esgotamento sanitário no Camping Municipal para a alta temporada 2016/2017 e o período de obras de adequação visando atender as exigências da Fepam.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Mateus Lucas Ferreira Silveira, o procurador geral do município, Ívano Spiering, a supervisora de licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Maria Cecília Madruga Monteiro, o deputado estadual Zé Nunes e seu assessor Zelmute Marten.

Entenda o caso

Nos últimos anos, a Prefeitura investiu em diversas melhorias no Camping Municipal, como a rede elétrica e instalações hidráulicas, sanitários, entre outras obras de infraestrutura completa para proporcionar mais conforto e tranqüilidade aos visitantes. O Camping abriga ainda o Galpão Crioulo, patrimônio turístico do município e palco de eventos tradicionais no calendário do município, como o Reponte da Canção, Pérola Em Canto e Mental Tchê.

Após uma denúncia, o Ministério Público Federal acionou a Fepam que interditou o Camping Municipal devido à inexistência de licenciamento ambiental. O município tem trabalhado para buscar alternativas visando reverter à interdição para a abertura do camping nesta temporada de veraneio de forma provisória, enquanto o espaço aguarda as obras de infraestrutura necessárias para obtenção da licença.