20 ABR 2017
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Secretário de Turismo, Indústria e Comércio é eleito Coordenador Geral do APL de Turismo na Costa Doce

Aconteceu na última quarta-feira (19), no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas, a apresentação do plano de ações do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo na Costa Doce e eleição das lideranças do mesmo, quando estiveram presentes cerca de 30 gestores e representantes das regiões sul e centro-sul.

Na ocasião o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga, foi eleito como Coordenador Geral do APL de Turismo da Região da Costa Doce. Na composição do Conselho Fiscal, o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Selomar Blödorn, foi escolhido como representante das entidades privadas.

O APL foi aprovado em 2016 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e aguarda a liberação de recurso de R$ 150 mil, a ser utilizado em sete ações previstas pelo grupo, com prazo de 18 meses: contratação de gestor e aquisição de equipamentos de trabalho, estruturação de banco de dados para mapa georreferenciado, promoção de visitas de agentes de viagens e imprensa à região, criação do aplicativo Costa Doce Digital, atualização do projeto de Sinalização Turística, participação em três eventos e capacitações a 160 profissionais do setor. "Podemos fazer do Turismo um grande propulsor do desenvolvimento regional", afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Fernando Estima, o APL tem como função atuar como facilitador e articulador de 19 municípios, além de empreendimentos e instituições representativas da cadeia produtiva do turismo, em busca do desenvolvimento sustentável do setor na região da Costa Doce, que possui 234 empresas e produtores, entre serviços turísticos e de apoio.

O APL é formado por Pelotas, Arambaré, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu. São 104 instituições e entidades participantes, dentre as quais Azonasul, Acostadoce, UFPel, UCPel, IFSul, Unipampa, Fundasul, Corede, Sebrae, CDL, Sindilojas, IBGE, Ecosul, Embrapa, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Aeroporto Internacional de Pelotas, Superintendência de Portos e Hidrovias de Pelotas, Caixa Econômica Federal, entre outras.

Lideranças eleitas para compor a Diretoria e o Conselho Fiscal do APL:

Diretoria:

Coordenador Geral:
Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Luis Carlos Citrini Braga

Coordenadora Adjunta:
Secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, Cláudia Mara Borges

Representantes das Instituições Públicas:
Turismóloga de São José do Norte, Cássia Rieffel
Turismóloga da prefeitura de Rio Grande, Andrea Burguez

Representantes das Entidades Privadas:
Associação dos Cavaleiros da Costa Doce (ACCD), através de Carlos Gonçalves
Sebrae, através de Jussara Argoud

Conselho Fiscal:

Coordenador Financeiro:
Azonasul, através de Henrique Feijó

Coordenador Financeiro Adjunto:
Secretario de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Turuçu, Conceição Monhsan

Representantes das Instituições Públicas:
Secretário de Cultura e Turismo de Jaguarão, Rodrigo Segovia

Secretário de Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude de Camaquã, Flávio Medeiros

Representante das Entidades Privadas:
Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, através de Selomar Blödorn

Organização: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, através de Mariana Veiga e Lizandra Cardoso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas (adaptado)