21 JUL 2017
TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Novo espaço resgata história da imigração pomerana em São Lourenço do Sul

Os pomeranos fazem parte da colonização do Rio Grande do Sul. Esse povo alemão, originário da região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia, veio para o Brasil no século passado em busca de oportunidades e para fugir dos horrores da guerra.

Essa história, que revela as origens de uma parte dos gaúchos e dos brasileiros, será contada em um novo espaço a partir da próxima sexta-feira, 21 de julho, às 15h. A inauguração do “Memórias und Andenken”, em Quevedos (6º distrito), no interior de São Lourenço do Sul, abre mais um capítulo e um novo atrativo no Caminho Pomerano.

O roteiro integra o Projeto Costa Doce Natureza, promovido pelo SEBRAE/RS, parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio.

“A ideia é estimular o turismo rural com uma nova atração planejada pela família Zielke para complementar o que já é oferecido por uma região que preserva esse resgate histórico”, observa Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do SEBRAE/RS. “Com a inauguração, esse roteiro tradicional na cidade está sendo fortalecido e, em breve, novos espaços serão anunciados”, antecipa.

A responsável pelo novo local é Elaine Zielke, primeira bisneta de Amalie Neumann Zielke, imigrante pomerana que chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande em 1923, ao lado do marido, nascido na antiga Prússia e que havia lutado na Primeira Guerra Mundial. “Depois de se estabelecerem em Santa Rosa, eles acabaram vindo para cá, no interior da Boa Vista, em São Lourenço do Sul, e ficaram com toda a família”, lembra Elaine.

Ao longo desse período acumularam, objetos e memórias que estavam em uma antiga área usada como galpão da churrasqueira pelos Zielke. “Havia grandes curiosidades como uma estante de carros antigos do meu avó, uma coleção de bules e potes de porcelana, os relógios que eram consertados na época, móveis e outros utensílios”, detalha. Também foram recuperadas fotos, que resgatam toda a trajetória, desde a vinda dos bisavós até a chegada ao Brasil, os novos membros da família, encontros e diferentes atividades desempenhadas e espaços ocupados.

A casa, onde funciona o “Memórias und Andenken”, também é um resgate dessa história. Foi construída ao lado do antigo galpão especialmente para o novo local que agora funciona como uma espécie de museu da imigração pomerana, ao recompor os ambientes tradicionais de outra época.

Além de “Memórias und Andenken”, o Caminho Pomerano é formado pela Casa das Cucas Pomeranas, a Floricultura Blumen Haus, a Casa Schimier, a Família Klasen, a Heiden Haus e a Frischtick Haus.

O desenvolvimento do Turismo Rural é de grande importância para o fortalecimento da atividade turística em São Lourenço do Sul, visto a riqueza natural, histórica e cultural do município.