10 MAI 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Comitê Consultivo de Gerenciamento da Crise realizou reunião

Na segunda-feira (8) o Comitê Consultivo de Gerenciamento da Crise reuniu-se no gabinete. Estiveram presentes na reunião, o Prefeito Municipal Rudinei Harter, Secretária de Saúde Arita Bergmann, provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul José Ney e o administrador Edemar Costa.

A principal pauta da ocasião foi as cirurgias eletivas, como formas de desafogar a demanda, e de acordo com a capacidade do bloco cirúrgico e materiais, a Santa Casa optou por realizar em horários alternativos cirurgias de pequeno porte. Iniciaram a realizar 40 consultas, e farão no mínimo 20 cirurgias por mês. Outra sugestão apresentada sobre o tema, foi que a 3ª CRS, através do hospital de Piratini oferece a possibilidade de oferecer cirurgias, porém o Comitê recomenda que se mantenha a habilitação cirúrgica local, pela qualidade do serviço ofertado e deixa aberta a possibilidade de contratação de um terceiro médico cirurgião para diminuir o passivo cirúrgico.

A secretária Arita apresentou o número de pessoas atendidas para atendimento local e fora do domicilio, para regulação de exames, consultas e cirurgias, o qual o município dobrou em janeiro de 936 para 1801.

Foi apresentando também modificações internas que estão sendo realizadas a partir desta semana internamente no hospital, visando a chegada do inverno. Como por exemplo, o horário de atendimentos para paramédicos e médicos, visitas de familiares e religiosos, entre outros.

Foi comentando que a instituição realizou o encaminhado para 3ª CRS pela Santa Casa o processo administrativo para pagamento dos serviços prestados pela hemodiálise do mês de março.

A obstetrícia também foi pauta, irá ser repassado integralmente o pagamento de março, se recuperar o número de partos (32), sendo acordado então a realização de partos nos finais de semana para compensação, assim como receber gestantes de outros municípios.