21 AGO 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE AÇÃO COM VISTAS A PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

As hepatites B e C  são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber. A maioria das pessoas portadoras não tem sintomas e não sabe que tem o vírus e que o está transmitindo. Por isso a importância de ações de diagóstico e prevenção. Dados da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul revelam um aumento de 42,4% na incidência de hepatites B e C no Rio Grande do Sul, que passou de 2.463 casos confirmados em 2007, para 4.271 em 2016.

A transmissão das hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, com lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis(cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis(cocaína) e pipadas(crack). Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas de biossegurança.

Existem em nosso município 124  salões de beleza, um gabinete de tatuagem, e   3 gabinetes de podólogos cadastrados na prefeitura municipal que serão visitados pela equipe da VISA para orientações sobre a importância da prevenção, em especial a esterilização dos materiais utilizados.