18 AGO 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Reunião do COSEMS foi realizada em São Lourenço do Sul

Na quarta-feira (16) o Município recebeu Secretários de Saúde de toda a região, o motivo do encontro foi a reunião do COSEMS SUL, o qual a secretária Arita Bergmann coordena na 3ª regional.  A reunião realizada durante a manhã contou com a presença do prefeito Rudinei Härter, que ressaltou a alegria do Município em receber os gestores na nossa cidade, e convidou para os próximos eventos da Saúde, dos 30 anos do CAPS Nossa Casa que ocorrerão nos próximos 12 meses, e o para Encontro Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Saúde Mental que será nos dias 28 e 29 de setembro. Härter em seu papel como gestor, salientou a gratidão em poder trabalhar de forma útil a sociedade, e a importância de trabalhar com o Governo além do seu território, contando com a experiência da Secretária Arita, o Município vem potencializando os serviços na área da Saúde, trazendo ótimos resultados a população.

Fazem parte da 3ª coordenadoria os municípios de: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Durante a tarde, foi realizada a reunião do CIR – Comissão Intergestores Regionais, com a presença do delegado de Saúde, Gabriel Andina e equipe técnica, onde foi pactuado por consenso o projeto de 8 leitos para criança e adolescente na Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. Sobre esta conquista, o coordenador de Saúde Mental, Flávio Resmini, ressaltou a importância da elaboração de projetos regionais ao cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, através de recursos que permitam diagnósticos e projeto terapêutico adequados para esta faixa da população, atendendo o mais próximo possível dos municípios agravos de saúde trazendo à referencia e contra referencia. Com a aplicação dos serviços de Saúde Mental da Santa Casa na área infanto juvenil, São Lourenço está no caminho certo, possibilitando mais um recurso assistencial de excelência à rede de saúde da nossa região. O provedor da Santa Casa, José Ney, ressaltou que nos 70 anos da entidade, se trabalha cada vez com mais criatividade, com o objetivo de trazer novidades que atendem a necessidade da comunidade.
  Um ponto de pauta da CIR, foi a situação da Santa Casa de Rio Grande, referencia para a região Sul em várias especialidades. O hospital está em risco de fechar a urgência e emergência. A região está cobrando cumprimento do contrato. Para isso será agendado uma reunião com a gestão estadual para tratar do problema. Outra pauta de enfoque para São Lourenço do Sul foram os encaminhamentos para cirurgia ginecológica na Santa Casa e dermatologia no Centro de Saúde São João da Reserva. Após os devidos encaminhamentos das reuniões, parte do grupo prestigiou o happy hour dos 30 anos do CAPS Nossa Casa, evento que finalizou a agenda do encontro nesta quarta-feira.