23 OUT 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
NOTA DE ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO DA 3ª CRS EM CONJUNTO À GESTÃO DE SAÚDE MUNICIPAL SOBRE MENINGITE

Em reunião na tarde desta segunda-feira (23), a 3ª CRS em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde vem, através desta nota, esclarecer e orientar a população sobre meningite.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram tomadas as medidas necessárias, seguindo o Protocolo do Ministério de Saúde, utilizando-se de antibióticos que buscam evitar que novos casos ocorram. É importante ressaltar que, segundo o mesmo protocolo, a medicação de ação profilática – que objetiva impedir que a doença seja transmitida – deve ser administrada apenas em pessoas com as quais o menino teve contato íntimo, no caso, a família.

As vacinas contra a Meningite são administradas conforme o Calendário Vacinal do Ministério de Saúde para 2017.

A Equipe de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão visitando as escolas do município para verificarem a Carteira Vacinal dos adolescentes na referida faixa-etária, buscando identificar possíveis casos em que seja necessária a vacinação.

A Secretaria Muncipal de Saúde cumpre o seu papel de proteção das crianças e adolescentes do município através do sistema vacinal disponível nas Unidades Básicas de Saúde. É importante lembrar que é dever dos responsáveis a verificação da Carteira Vacinal, lembrando que as Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para esclarecimentos de dúvidas sobre a mesma. Lembra, ainda, que é importante manter as residências bem arejadas, assim como os hábitos de higiene básicos, evitando a proliferação de bactérias de doenças em geral.