23 OUT 2017
Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde aconteceu neste sábado

No sábado (21) no auditório da UBS Lomba/ Medianeira, aconteceu a Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde, com o objetivo de discutir as políticas de saúde que serão implantadas no período de 2018 a 2021, através do Plano Municipal de Saúde.

O Plano orienta os instrumentos de planejamento da administração pública, tais como: O Plano plurianual (PPA), Lei de diretrizes orçamentárias (LDO), Lei orçamentária Anual (LOA) e Programação Anual de Saúde. Deve conter as diretrizes, prioridades, estimativas de metas a serem cumpridas, estimativa de recursos e de gastos, com a participação dos segmentos representados no Conselho Municipal de Saúde, de acordo com a perspectiva do  Sistema  Único de Saúde.

Os usuários tem um papel fundamental na discussão dessas prioridades, junto com os demais segmentos, apontando criticas, sugestões de superação das problemáticas apresentadas. As contribuições dos usuários foram construídas nas reuniões nos Conselhos Locais de saúde durante o mês de Setembro de 2017 e foram apresentadas durante o dia.

O prefeito Rudinei Härter esteve presente na abertura afirmando que muitas boas ações já foram feitas neste ano na saúde, e que esperava que na ocasião fossem propostas muito mais. Rudinei ainda respondeu um questionamento sobre a condição dos transportes, salientando que em breve irá melhorar, pois estão sendo adquiridos dois veículos novos.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvana Freitas, em nome de todos os conselheiros, iniciou as apresentações, destacando que o SUS começou a fazer parte de sua vida, e desde então adora estar na linha de frente destas construções, fazendo parte do coletivo.  Posteriormente, cada conselheiro deixou a sua mensagem, o conselheiro do Boqueirão, Roland, ressaltou que a saúde é sim um direito de todos, e também uma responsabilidade do Município, porém, a população não pode ficar só em casa esperando, tem que participar, e por isto a iniciativa da plenária é muito válida, para elaborar propostas, no Boqueirão foram criadas mais de 24 propostas.

A vice-presidente do Conselho da Boa Vista, destacou que neste ano grandes conquistas estão acontecendo, como por exemplo, iniciaram o ano sem medicamentos e hoje já está muito melhor e só tendo a melhorar.

Após debate das propostas advindas dos Conselhos Municipais e da Gestão, a plenária aprovou por eixos, o conteúdo do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.