22 DEZ 2016
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Prefeito Daniel Raupp inaugura Ponte do Passo do Pinto

A Ponte do Passo do Pinto, no interior de São Lourenço do Sul, foi inaugurada durante a manhã de quinta-feira (22) pelo prefeito Daniel Raupp, o vice-prefeito Gilmar Lüdtke e o secretariado municipal. A antiga estrutura, derrubada pela enxurrada de março de 2011, foi demolida devido à inviabilidade econômica de fazer o macaqueamento, dando lugar à nova ponte.

Foram investidos R$ 547.257,63 (quinhentos e quarenta e sete mil duzentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e três centavos), recursos do Ministério da Integração Nacional, na construção da ponte. A obra havia sido licitada pela primeira vez em 2011, junto às demais 19 pontes destruídas pela enxurrada que atingiu o município naquele ano. No entanto, a empresa vencedora da licitação não executou a obra, alegando problemas técnicos no projeto. Então, a Prefeitura licitou um novo projeto executivo que baseou a nova licitação e resultou na construção da ponte pela empresa SOGEL – Sociedade Geral de Empreitadas LTDA. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realizou o aterramento da cabeceira da ponte.

O prefeito Daniel Raupp destacou a conclusão de todas as obras de recuperação da infraestrutura na zona urbana e rural devido a enxurrada de março de 2011, junto à contenção das margens do rio São Lourenço, a recuperação da orla da praia, a construção de 70 unidades habitacionais e 20 novas pontes em concreto. Raupp agradeceu à comunidade pela compreensão quanto às dificuldades para a conclusão desta obra, devido aos empecilhos no projeto técnico, e também ao morador da região Zé Kath, que cedeu parte de suas terras para a construção do desvio enquanto a obra estava em execução.

Raupp salientou a importância desta obra, assim como todas as outras obras de recuperação após a enxurrada de março de 2011, para a melhoria na qualidade de vida da população e o aprendizado dos gestores públicos, que acabou servindo como referência para outros municípios que buscam se recuperar de situações semelhantes. São Lourenço do Sul conta com o único representante gaúcho no Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação Rodrigo Seefeldt.

O vice-prefeito Gilmar Lüdtke afirma que a inauguração desta ponte é uma vitória que tem que ser compartilhada com todos os moradores da região. A nova ponte conta com um vão de 18 metros de comprimento, para aumentar a vazão do rio. A estrutura possibilitará que pelo local circulem novamente veículos de maior porte, escoando a produção agrícola e leiteira da região.